Escolha uma Página

Reforma do ensino fundamental e médio

Na história da educação do país nunca tivemos uma base curricular comum que unificasse minimamente a nossa educação básica . Recentemente, foi publicado pelo MEC o documento – base nacional comum curricular – com o propósito de unificar a educação infantil, a fundamental e o ensino médio.  O documento está em discussão coordenado pelo conselho...

ler mais

Aécio Lira discute a engenharia brasileira e o seu estado crítico

No dia 05 de abril,  o "Interconexão Brasil", com apresentação de Domingos Giroletti, contou com a participação de Aécio Freitas Lira (engenheiro, ex-diretor da Escola de Engenharia da UFMG, CEO da EduQualis) para discutir a situação da engenharia brasileira e as consequências da massificação da gradução na última década. Assista a entrevista...

ler mais

A ‘luz no fim do túnel’ da engenharia brasileira

Em 2018 o ensino de engenharia no Brasil poderá ser alvo de uma bem-vinda mudança: a implantação de um sistema de avaliações seriadas do ensino de engenharia nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, e em âmbito nacional. Batizada como Anaseng (Avaliação Nacional Seriada do Ensino de Engenharia), o sistema alcançará os estudantes de...

ler mais

Programa estimula novas tecnologias e negócios na saúde

O Prof. Dr. Ricardo Guimarães, oftalmologista fundador do Hospital de Olhos, lançou o programa Lemonade Healthcare & Wellness - Negócios e Tecnologias para a Saúde e Bem-Estar durante a FINIT - Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que aconteceu no Expominas no mês passado. O Lemonade é um programa de pré-aceleração de...

ler mais

Fórum aborda qualidade do ensino

Representantes das entidades médicas, preceptores, professores, acadêmicos e coordenadores de cursos de medicina de Belo Horizonte e interior do estado estiveram na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), dia 25 de novembro, para o II Fórum de Discussão sobre a Formação de Futuros Médicos. Eles debateram sobre a qualidade do ensino ofertado e...

ler mais

EduQualis alerta: setor da saúde precisa profissionalizar-se

  Instituição dará continuidade ao programa de certificação na área A EduQualis (www.eduqualis.com.br), instituição educacional com foco em ensino, gestão e inovação, passou a realizar, este ano, eventos para discutir e qualificar entidades por meio de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem e estimular o desenvolvimento de...

ler mais

Setor de saúde caminha para a concentração

 O setor de saúde no Brasil aproxima-se de um momento de concentração. Esta foi uma das conclusões do painel “Fusões & Aquisições no Mercado da Saúde”, promovida na manhã de hoje (6/12) pela EduQualis, uma instituição educacional com foco em ensino, gestão e inovação, de Belo Horizonte, que reuniu 40 executivos de hospitais, clínicas e...

ler mais

Ensino de Engenharia: uma calamidade silenciosa

Artigo publicado no Jornal O Tempo, no dia 25 de setembro de 2016. Na medicina, a expressão “doença silenciosa” indica enfermidades que, sem sinais prévios, se manifestam súbita e devastadoramente.A analogia médica cabe quando se discute o ensino de engenharia no Brasil.Enquanto crescem em escolas e alunos matriculados, os cursos de engenharia...

ler mais

I Congresso de Instituições de Ensino discute o futuro da Engenharia no Brasil

Nos dias 30 e 31 de maio de 2016, o Crea-Minas promoveu o I Congresso de Instituições de Ensino, na sede do Conselho. Durante o evento, que teve como tema "O futuro da engenharia no estado de Minas Gerais e no Brasil", foram realizadas palestras, discussões e sessões técnicas. As atividades foram marcadas por debates sobre o ensino, a formação do...

ler mais

Engenharia em Nacional em Xeque

Artigo publicado no Jornal Diário do Comércio, no dia 28 de abril de 2016. Mais uma calamidade nos envergonha e entristece: o desabamento da ciclovia no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos Olímpicos 2016, com vítimas fatais. Esse tipo de calamidade tem se tornado frequente demais entre nós! Dentre várias ocorrências lamentáveis, basta lembrar a...

ler mais

O ensino a distância (EAD) e a qualidade do ensino de Engenharia

Artigo publicado no Jornal Estado de Minas, no dia 17 de fevereiro de 2016. Em artigo anterior (EM, 1º/01/2016), apontei que o ensino de Engenharia no Brasil vive uma situação de calamidade em termos de qualidade. Pois a situação pode ainda piorar. Se no ensino presencial a qualidade já é ruim, o que esperar da provável proliferação dos cursos de...

ler mais

ENADE 2014 aponta problemas na formação de novos engenheiros

Artigo publicado no Jornal Estado de Minas, no dia 1º de janeiro de 2016. O ensino de Engenharia no Brasil está a caminho da UTI. Enquanto no mundo desenvolvido esta venerável profissão inicia uma revolução conceitual e educacional modernizante, no Brasil os dados mostram uma realidade bastante diferente – e preocupante. De acordo com o...

ler mais

A Engenharia do futuro passa pela medicina

O atual cenário da formação em engenharia no Brasil é tema de artigo realizado pelo professor Aécio Freitas Lira, diretor acadêmico da EduQualis - Educação de Qualidade. O assunto foi discutido durante a segunda edição do seminário 'Engenheiro do Futuro', evento sediado pela Universidade Federal de Minas Gerais, no mês de julho. A...

ler mais