Escolha uma Página

O Prof. Dr. Ricardo Guimarães, oftalmologista fundador do Hospital de Olhos, lançou o programa Lemonade Healthcare & Wellness – Negócios e Tecnologias para a Saúde e Bem-Estar durante a FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que aconteceu no Expominas no mês passado. O Lemonade é um programa de pré-aceleração de startups que têm como objetivo transformar ideias e tecnologias em negócios viáveis. Em sua sétima edição, o programa é voltado para profissionais e estudantes do setor da Saúde, bem como de Engenharia, Tecnologia da Informação e Gestão, que tenham como interesse comum a vontade de inovar e de empreender.

“Nós vivemos um momento muito bom para quem se sente vocacionado para a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos e ideias destinadas ao mercado de saúde”, afirma o Prof. Dr. Ricardo Guimarães. O Lemonade Healthcare & Wellness visa encontrar e desenvolver soluções nas áreas de Engenharia Médica, Bem-Estar, Digital Health, Acessibilidade de Pessoas/Pacientes e Sustentabilidade, Logística Hospitalar e Saúde Animal, e é mais uma iniciativa da Fundepar em parceria com o Prof. Dr. Ricardo Guimarães em prol da inovação na Saúde, incluindo sua cadeia produtiva.

Reconhecido pelo seu pioneirismo em tratamentos oftalmológicos e seu caráter empreendedor, o Prof. Dr. Ricardo Guimarães é um entusiasta e estudioso dos avanços tecnológicos e da Medicina do Futuro, na qual o paciente terá maior controle sobre sua saúde, os tratamentos serão mais preventivos que curativos, a Engenharia Médica será uma nova profissão e o conhecimento e os serviços médicos serão impulsionados com a formação de Cidades Médicas. “Estamos assistindo à chegada de novidades que vão revolucionar ou já estão revolucionando a forma como nós cuidamos da nossa saúde. E tem muito espaço ainda para inovar neste setor”, acrescenta o Prof. Dr. Ricardo Guimarães, mentor da BH International Medical City.

A sétima edição do Lemonade é uma parceria entre a EduQualis, uma instituição educacional e uma consultoria em Ensino, Gestão e Inovação, com foco nas áreas de educação e saúde da qual o Prof. Dr. Ricardo Guimarães é um dos fundadores, e a Fundep/Fundepar. A Fundep realiza projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e de outros instituições e centros de pesquisa. Por meio da Fundepar, faz a gestão de um programa de investimentos que fomenta empresas emergentes de base tecnológica, por meio do aporte de recursos financeiros e suporte à gestão.

O Lemonade Healthcare & Wellness será realizado em Belo Horizonte e terá a duração de 8 a 12 semanas em suas três fases. Os encontros (conhecidos como meetups) para a formação das novas equipes das startups já estão acontecendo. O próximo será no dia 13 de dezembro, na Rua Major Lopes nº172. As inscrições de startups no programa encerram no dia 31 de dezembro.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis na internet, em www.lemonademg.com ou pelo email: [email protected]